quinta-feira, 1 de setembro de 2011

101 anos de tradição e glórias mil


2 de dezembro de 2007. Foi nesta data em que minha maior recordação do Corinthians aconteceu. Tarde de domingo, torcia por uma vitória do Timão sobre o Grêmio, em Porto Alegre. A vitória valia o título nacional daquele ano? Não, pelo contrário. Uma vitória naquele jogo impediria a tristeza de 33 milhões de pessoas. Uma vitória naquele jogo manteria o alvinegro em seu lugar, na primeira divisão.

A vitória não veio.

O empate em 1 a 1 no estádio Olímpico rebaixou o Corinthians para a Série B do futebol nacional. Triste e dolorido. Pela primeira vez chorei com o futebol. Me perguntei: "e agora?". O Timão caiu, a reação de ódio ao time e a diretoria seria normal.

Mas não foi isso que aconteceu.

Corinthians: democrático em tempos de ditadura
A torcida presente (sempre) cantava para todos ouvirem: "EU NUNCA VOU TE ABANDONAR". E não abandonou. O ano de 2008 foi estranho, era diferente assistir jogos do Timão contra clubes pequenos e em horários diferentes. Mas Corinthians é Corinthians!

Para o torcedor alvinegro não importa se o adversário é o XV de Jaú ou o Barcelona, ele vai para ver o Corinthians!

O poeta Menotti Del Picchia certa vez disse que "o Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade". E é mesmo. O Timão não é um simples clube, é um movimento social mais forte que o socialismo, o comunismo e todos os "ismos". Corinthians é democracia. Corinthians é a raça, a luta de um povo sofrido, a vitória do operário sobre o patrão. Corinthians é o maior exemplo de que o povo pode ter o poder.

A força da torcida é reconhecida por todos, só não faz isso quem não quer. Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos, disse em entrevista isto:

"Nunca tive nada contra o Corinthians. Apenas precisava calar logo aquela massa incrível. Se não calasse, a torcida ganharia o jogo".

E é bem isso mesmo. Os resultados do Corinthians são conquistados pela torcida, pela massa alvinegra vibrante. “Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time”, disse o jornalista José Roberto de Aquino. Pura verdade.

Hoje, dia 1º de setembro de 2011, o Sport Club Corinthians Paulista, time fundado em 1910 por um grupo de operários no Bom Retiro, que ficou 23 anos sem conquistar um campeonato sequer mas viu sua torcida inflar, completa 101 anos de muitas histórias e glórias.

O jornalista Juca Kfouri, corintiano convicto, resume o Timão em uma frase: "O Corinthians não teve começo, ele brotou; não teve meio, tem um presente que é uma lição; e, tão certo como a eternidade, jamais chegará ao fim".

Salve o Corinthians, o campeão dos campeões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário